top of page

Homens discutem a violência doméstica?

Você está usando violência ou abuso em sua família ou relacionamentos íntimos?

A violência familiar é qualquer comportamento abusivo em uma relação familiar ou íntima onde uma pessoa tenta ganhar e manter o controle sobre outra. A violência é geralmente o meio mais direto escolhido para ter poder e controle sobre outra pessoa. A violência familiar pode assumir várias formas, incluindo violência física, agressão sexual, abuso emocional, controle social ou financeiro e é importante lembrar que o abuso não precisa ser físico ou sexual para ser considerado violência familiar. Considerando que homens e mulheres podem usar comportamentos abusivos e violência em seus relacionamentos, a maioria da violência familiar é perpetuada pelos homens.

Como você saberá?

  • Use qualquer forma de violência física, intimidação - incluindo atividade sexual indesejada?

  • Use meios emocionais e psicológicos para controlar o comportamento de outros - chamada de nome, depreciação, crítica contínua ou exclusão?

  • Ameaçar e pressionar outro - ameaçar sair, prejudicar-se ou não apoiar a família?

  • Restrinja o comportamento de outro - indo a todos os lugares com eles, questionando o que eles fizeram, impedindo-os de entrar em contato com familiares ou amigos, isolando-os do apoio, ditando o que eles podem ou não podem fazer?

  • Exponha um comportamento negativo diante do estresse em sua vida, incluindo desentendimentos familiares, ou quando você está tomando ou consumindo drogas?

Justificar seu comportamento violento e abusivo por:

- Negando sua ocorrência - "Eu não estava sendo abusivo" - Minimizando seu impacto - "Eu apenas a empurrei, ela não estava ferida" - Justificando suas ações - "Se ela parasse de irritar-me, eu não teria que fazê-lo" - Culpar os outros - "Não é minha culpa" ou "Estou sob muita pressão no momento" - Desvirtuando a responsabilidade - "Eu não sabia o que estava fazendo" ou "Eu estava bêbado" - Evitando o problema - "Eu não sei por que eu não acerto sempre"

Se você se identificar nas declarações acima, é hora de assumir a responsabilidade por suas ações e controlar seu comportamento.

A que problemas pode levar?

Não há justificativa para usar violência e abuso em sua família ou relacionamentos íntimos. As consequências para você e para a outra pessoa podem ser significativas e incluem:

  • Sofrendo fisicamente, emocionalmente, psicologicamente e com impacto significativo e duradouro;

  • Destruir e perda de relacionamentos importantes, incluindo acesso a direitos de crianças e perda financeira;

  • Ação legal, com impacto a longo prazo sobre liberdade, estilo de vida e emprego;

  • Perda de redes sociais e exclusão de seus amigos e comunidade;

- Perguntas e preocupações comuns:

"A violência está afetando meus filhos?"

Assistir a violência familiar é tão prejudicial quanto experimentá-lo diretamente. A violência familiar tem impactos graves para as crianças que testemunham isso. Embora os pais acreditem que eles protegem seus filhos da violência conjugal, mas pesquisas realizadas pela "MensLine na Austrália", mostram que as crianças vêem ou ouvem cerca de 40% a 80%.

Quando uma criança testemunha violência familiar, pode experimentar sentimentos de medo, raiva, depressão, ansiedade e vergonha.

Eles podem experimentar sintomas físicos como cólicas no estômago, dores de cabeça e problemas de sono, assim como medo recorrente do próximo encontro com o pai ou genitor.

Filhos que testemunham a violência sofrem as mesmas conseqüências que aqueles que são diretamente abusados. Em outras palavras, uma criança que testemunha a violência conjugal está passando por uma forma de abuso infantil.

"Vou para a prisão?"

A violência é uma ofensa criminal, e outras formas de abuso e controle são igualmente vistas como atividades ilegais. Suas chances de entrar na prisão ou estar com problemas com a lei aumentam se você não assumir a responsabilidade e mudar seu comportamento.

"Parece sem esperança. Não tenho certeza de que possa superá-lo ".

Você pode sentir que seu comportamento não pode ser alterado, especialmente quando você está no meio de uma crise. Superar o problema não é fácil, mas com o suporte adequado, você pode começar a fazer as coisas de maneira diferente.

Seu futuro pode ser diferente se você buscar ajuda agora.

O que você pode fazer?

- Aceite que você tenha um problema;

- Possuir seu problema de violência e abuso;

- É sua responsabilidade fazer algo para impedir a violência e o abuso;

- Chamar outras pessoas e recursos para suporte é importante, mas, a menos que você entenda que deve comprometer-se a mudar, a probabilidade de resolver o problema será bastante reduzida.

- Pare de usar violência e abuso

- Se você não pode fazer isso, então você deve garantir que você não esteja mais em uma situação onde possa ocorrer. Isso pode significar deixar temporariamente o ambiente em que você está causando danos aos outros, restringindo seu contato ou apenas nesse ambiente quando há outras pessoas que não sejam sua família íntima ou relacionamento íntimo.

- Tome medidas pró-ativas;

Normalmente, o melhor momento para começar a solucionar um problema é quando as coisas em seu relacionamento são resolvidas e estáveis, não em um momento de crise ou no meio de um argumento. Quando as coisas estão resolvidas, as conversas com todos envolvidos geralmente são mais úteis.

- Demostre um esforço;

Alterar os padrões de comportamento a longo prazo pode demorar muito tempo e esforço. Esteja preparado para trabalhar o problema por um tempo para reduzir seu impacto em seus relacionamentos e estar pronto para tempos difíceis quando seu compromisso será testado.

- Obter ajuda;

Poucos homens são capazes de mudar esses padrões de comportamento e pensar sem suporte contínuo. É importante encontrar alguém que tenha uma compreensão das questões que está enfrentando e possa ajudá-lo a pensar nas razões do seu comportamento e planejar estratégias para gerenciá-lo no futuro.

Na Austrália existe um canal de reclamação chamado "MensLine Australia" onde o homem recebe informações sobre a violência doméstica e como proceder para amenizar seu comportamento, desenvolver estratégias, adquirir a compreensão de situações e circunstâncias em que a violência e o abuso ocorreram no passado.

- Encontre formas de evitar ou gerenciar melhor essas situações e criar estratégias positivas para lidar com argumentos ou conflitos.

- Aprenda o momento certo para se afastar de uma situação para se dar tempo e espaço para pensar claramente, então a situação não piora.

- Trabalhar em questões associadas;

Comprometer-se a compreender e trabalhar em todos os fatores que levaram ao comportamento que ocorreu, e não apenas aos sinais imediatos.

Suporte e recursos

Existem programas, grupos e serviços telefônicos que tratam especificamente de problemas de violência familiar.

A MensLine Australia oferece suporte profissional 24 horas por semana, sem julgamento e anônimo, para qualquer problema de violência familiar. A MensLine Australia oferece programas de gerenciamento de raiva e mudança de comportamento do telefone ao lado de um serviço de chamada de retorno que pode oferecer suporte profissional contínuo. Você também pode usar o serviço de aconselhamento on-line a qualquer momento.

Para obter apoio e conselho geral de pares em relação a este tópico, visite o fórum.

FONTE: https://www.mensline.org.au/improving-relationships/are-you-using-violence-or-abuse-in-your-family-or-intimate-relationships

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page